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Docência do Ensino Superior

SOBRE O CURSO

Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que regulamenta o sistema educacional no Brasil, cursos de bacharelado não habilitam automaticamente à ministração de aulas.

O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais. Isso quer dizer que, para atuar como professor efetivo em uma faculdade particular ou como professor substituto em uma universidade pública, você precisa aprimorar seus conhecimentos na área de docência com um título de especialista – e daí começar a conquistar seu espaço no meio acadêmico. A docência no ensino superior requer a formação em uma área específica do conhecimento, bem como o domínio de algumas habilidades didático-pedagógicas e, claro, experiência profissional.

Além disso, é essencial que os docentes estejam em sintonia com o mundo moderno e aptos para lidar com inovações tecnológicas e metodológicas do setor educacional, tanto em sala de aula quanto no ambiente virtual. Neste sentido, o curso tem por finalidade, habilitar profissionais de diversas áreas para atuarem como professores inovadores, com habilidades e competências diferenciadas, conectados às diferentes perspectivas em educação (inclusive o ensino a distância) e adaptados às novas tecnologias de informação e comunicação.

  • Proporcionar a reflexão sobre conhecimentos teórico-metodológicos de natureza pedagógica relativos à docência no ensino superior e instrumentalizar os sujeitos para o exercício da docência na contemporaneidade;
  • Aprimorar e construir competências profissionais;
  • Oferecer uma formação de qualidade, objetivando a construção da identidade docente;
  • Possibilitar a reflexão sobre as dimensões específicas da teoria e da prática, mas também sobre a indissociabilidade de ambas no processo de ensino e aprendizagem;
  • Compreender a pesquisa como um processo contínuo de formação docente, a partir da construção e reconstrução dos saberes e do diálogo inter, trans e multidisciplinar;
  • Promover o conhecimento das diversas metodologias didáticas a partir da utilização de recursos pedagógicos numa perspectiva de interação na construção do conhecimento;
  • Instrumentalizar os profissionais para o desenvolvimento das competências para ensinar no Século XXI, a partir da compreensão do conhecimento humano como um processo de construção contínua e reflexiva dos sujeitos.

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em atualização, análise e problematização quanto aos elementos constitutivos da docência na educação superior, próprios da aprendizagem do adulto, ou interessados em ingressar na docência do ensino superior.

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Ética e Relações Interpessoais
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Teorias da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Legislação do Ensino Superior
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Avaliação no Ensino Superior
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Planejamento da Prática Pedagógica
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Estratégias de Educação Continuada
CARGA HORÁRIA: 30



DISCIPLINA:
 Pesquisa e Extensão na Educação Superior
CARGA HORÁRIA: 30


DISCIPLINA: Mediação Pedagógica e Prática Docente
CARGA HORÁRIA: 30


DISCIPLINA: Ensino Híbrido e Multimodalidade
CARGA HORÁRIA: 30


DISCIPLINA: Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais
CARGA HORÁRIA: 30


DISCIPLINA: Didática do Ensino Superior
CARGA HORÁRIA: 30


DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Optativa
CARGA HORÁRIA: 30

COORDENAÇÃO

Douglas Vieira de Almeida

Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE-UFAL, Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Especialista em Ciências Criminais pela mesma Instituição. É também licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU e Especialista em Gestão Educacional pela mesma IES.

Atualmente é Professor, Coordenador Institucional, Coordenador do Curso de Direito e Diretor Acadêmico Adjunto da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA e Coordenador Institucional de Pós-Graduação da Faculdade Impacto.

Possui experiências nas áreas de Gestão Educacional, Direito, Metodologia da Pesquisa e TIC.

CORPO DOCENTE

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